quinta-feira, 29 de março de 2007

Tema para comentário

A política é para os políticos, eu não tenho nada a ver com isso!

28 comentários:

Anónimo disse...

Como diz o dramaturgo:

«Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.»

Bertolt Brecht(1898-1956)


Todos fazemos política e dizer que não, é mentira. Ninguém vive só em sociedade, tudo o que fazemos, mesmo sem o pensar , acarreta escolhas, opções, decisões que são «política».

Anónimo disse...

Tema interessante

Profantonio disse...

É como o teu blogue. Se me bloqueias os comentários, «eu não tenho nada a ver com isso».

Anónimo disse...

Sim, concordo com a frase porque não é uma pessoa normal que vai para politico, fala, não cumpre, não deixar as pessoas descontentes, e tudo isso é o que os politicos fazem.
A frase tem um sentido unico é que os politicos não se intereção pelas pessoas, não se importam com elas.
É isso que nós o povo em geral ´não quer fazer porque no fim de o fazer sentiria-se mal com as decisões e pertencendo a ele seria posto e olhado de lado como se fosse um criminoso.
Esta frase para mim é o que significa, nada mais do que isso.

Anónimo disse...

Eu não concordo com esta afirmação, porque embora a Política seja um assunto dos Políticos, nós temos que afirmar a nossa opinião e temos que dar o nosso apoio quando concordamos com um Político. Temos que fazer valer o nosso ponto de vista e acima de tudo reclamar os nossos direitos e concordar com os nossos deveres.
A Política é para os Políticos, e eu até nem posso perceber nada dela, mas se todos pensássemos assim, para que é que ela iria existir?


Cátia Laurentino
10ºD

Anónimo disse...

Eu discordo dessa afirmação, pois acho que os políticos também são pessoas normais, e que se ninguém demonstrasse as suas opiniões, eles fariam o que bem queriam (não que eles não o façam...). Para além disso, se já agora metem as mãos na nossa carteira, imagino se todas as pessoas penssassem que a política era para eles. Eu penso que devemos expôr as nossas opiniões, concordar com o certo e discordar do errado. Todos temos os mesmos direitos e deveres, e por isso é que devemos dizer o que achamos, pois nem tudo o que é bom para uns é bom para os outros, há sempre alguém que não concorda. Todos temos um pouco a ver com a política, quer queiramos ou não, pois todos temos diferentes pontos de vista e opiniões.


Diana Miranda
10ºD

Anónimo disse...

Discordo completamente da opinião, que afirmaram em relação aos politicos... Os politicos,são pessoas normais, que tem direito em dizer o que querem fazer pelo país, porem se prometerem,tem de cumprir com o que dizeram anteriormente...Porem,nós como povo ou seja populaçao do nosso mundo temos direito em afirmar o que qeueremos para o nosso paix..temos assim noção do que devemos e do que temos direito, lutar assim por akl k eu e o resto das pessoas querem..Somos assim uma parte , neste caso a maioria do universo...
Rita Mendes
10ºA

Anónimo disse...

Discordo totalmente desta teoria ou opinião, como lhe queiram chamar... a política é para os políticos mas depois quem sofre com as suas decisões somos nós, logo, desmorona-se a ideia de que a política é apenas para quem pode legislar.
Temos muito a ver com isso, e deveriamos até participar activamente, claro que não nos é possivel estabelecer leis ou regras para o nosso país, mas afinal de contas os eleitores somos nós, consequentemente, se o país está a passar um período difícil nós também somos responsáveis por este facto.
É de facto ridiculo recriminarmos uma pessoa por uma coisa que nós próprios também fazemos.
Vivemos não só num país conformista mas também num mundo que vive em conformidade com tudo o que vai acontecendo sem sequer pensar em fazer alguma coisa para melhorar essa situação.
Temos de ter consciência de tudo isto e de assumir as nossas responsabilidades enquanto cidadãos deste país e eleitores daqueles que dizem que governam....enfim, governam só se for a carteira deles... não basta culparmos os outros, temos assumir que também erramos.
Ana Carina 10ºA

Anónimo disse...

eu nao concordo com a afirmação!!!
porque directa ou indirectamente todos temos alguma coisa a ver com a politica. somos nos que elegemos os politicos e nao os politicos que se elegem a eles proprios. somos nos que aprovamos as leis que cumprimos, e que os depotados que nos representam nos propoem.
Ricardo JOrge 10A

Anónimo disse...

Para mim a política é algo que interessa a todos, pois, como vivemos em sociedade temos de nos preocupar com tudo e todos, daí a esta frase ser incorrecta na minha opinião.
A política só se aplica em sociedades que conseguem funcionar como uma "equipa", estando todos os indivíduos interligados pelos seus pensamentos e acções.

Sarina Santos**10ºA

Anónimo disse...

Na minha opinião a politica nao deve ser deixada apenas para os politicos, pois ela tem a ver com todos nos, com a nossa vida. Todos nos devemos preocupar com o que os politicos decidem, e nao apenas nos deixarmos levar pelas suas decisões. Devemo-nos sempre preocupar com os politicos que elegemos, pois da nossa decisão depende o nosso futuro, assim como o futuro do nosso pais. Nao nos devemos deixar levar pelas decisões que não concordamos, só por alguem as achar "o melhor" para nós, apesar de tudo devemos sempre lutar pelos nossos direitos, e cumprir os nossos deveres como cidadãos.
Deste modo, todos nós nos devemos preocupar com a politica, e não apenas deixá-la para os politicos.



Sara Neto
10ºA

Anónimo disse...

Na nossa opinião, a política é um tema importante no nosso dia-a-dia pois ela é que nos organiza como pessoas racionais que somos.
A política foi criada para organizar as relações entre os povos, o facto de nós a ignorar-mos vai fazer com que essa organização se quebre. Por vezes nós revoltamo-nos com a política embora sejamos nós, a sociedade, que fazemos a política.

Marisa, Tânia e Véronique 10ºA.

Anónimo disse...

Mariana & Ana Luísa comentaram:

Para nós, a afirmação não é correcta pois, enquanto seres racionais e sociais temos direitos e deveres perante a lei. Somos nós que escolhemos quem "manda" no nosso país através das eleições. No entanto ,actualmente, a nossa política não age correctamente em determinadas situações perante a sociedade como é o caso do aumento do desemprego e até mesmo a falta de comida, que nos dias de hoje, em pleno século XXI parece um facto completamente absurdo.
Assim, afirma que vivemos num mundo isolado da política, não estamos a reflectir conscientemente enquanto cidadãos de uma sociedade organizada que tem como bem supremo, a JUSTIÇA.

10º A

Anónimo disse...

eu nao concordo... porque os politicos sao aqueles que governam. eles bem ou mal e que resolvem os assuntos do nosso pais, mas eu penso que muito mal..pois o pais ta como ta por causa deles.
joao pedro 10ºa

Anónimo disse...

Para começar, gostaríamos de salientar a nossa discórdia perente esta afirmação, visto que, sendo a política reguladora e orientadora da nossa vivência em sociedade teremos de adoptar perante ela uma posição crítica. Teremos de o fazer porque ao criticar as regras politicamente impostas estamos a contribuir para a construção de uma comunidade própria da vivência saudavél do ser humano. Para além disto, podemos concluir que se somos seres racionais e perante isso temos obrigação de interferir indirectamente com as decisões tomadas pelos nossos superiores logo, não nos podemos mostrar indiferente perante tal problemática.


Isaías e Vanessa 10º A

Anónimo disse...

Eu discordo desta frase. A política não é só para os políticos, também é para nós. Nós temos de estar presentes na vida política do nosso país, pois são os nossos direitos que estão em jogo. Nós temos de ter uma participação na vida política do país porque se assim não for não temos direito de criticar as regras impostas pelo governo. Nós temos tudo a haver com a política, pois se formos a ver são os eleitores que escolhem os políticos que querem que governem o país e se não estivermos a par da política, nunca poderemos votar no melhor político para nos governar...
Carina Almeirão 10ºA

Anónimo disse...

A politica é um assunto que diz respeito a toda a comunindade. Os individuos, não podem dizer que os politicos não fazem nada para melhorar o nosso pais se tambem não fazem nada para que este melhore.
O estado do nosso pais não e só culpa dos politicos, Nós tambem não o tentamos melhorar. Se todos nós dessemos a nossa opinião e tentassemos fazer alguma coisa para melhorar a situação do pais e os politicos não, ai poderiamos dizer que eles nao fazem nada.
Mas como a politica diz respeito a todos nós tambem temos de nos preocupar com a mesma...


Daniela Rodrigues -10ºA

Anónimo disse...

Discordo desta afirmação pois apesar de os políticos terem o direito e o dever de estabilizar a situação económica, política...do nosso país, nós como cidadãos que somos temos o direito de escolher o melhor para o noso país e se não o fizermos estamos a desvalorizar-nos e a desinteressar-mo-nos por nós próprios e pelos nossos valores morais. Devemos participar activamente na nossa sociedade e mentalizarmo-nos que temos um papel importante na nossa sociedade actual...Nós próprios (como e fôssemos entendidos na matéria) criticamos os políticos por não fazerem nada, mas se nós próprios também não fizermos nada, não podemos ajudar o nosso país na evolução progressiva que o nosso país, em relação aos outros da própria Europa, deveria estar a tomar. Devemos manter-nos informados e participar activamente na política para continuarmos a garantir uma estabilidade na convivência e no bem estar da própria sociedade!!! Afinal é onde nós vivemos e onde, possivelmente, viverá a nossa geração futura que terá, assim melhores resultados...

Anónimo disse...

Andreia Lage
10ºa

Anónimo disse...

Discordamos completamente com esta informação, acho que a politica e para todos os individuos, afinal a politica mais directa ou menos directamente interfere cm a nossa vida, com o nosso quotidiano. impossiel que a politca seja so para os politicos, afinal, todos os dias ao ligar-mos a televiao a politica entra-nos em casa, mesmo sem nso apercebermos. Nao podemos deixar a politica unica e exclusivamente para os politicos, afinal a politica de certa forma faz parte do nosso futuro e do nosso presente, somos nos que decidimos a nossa vida, os nossos direitos e deveres e quem nos repreenta la fora e ca dentro, foi nos dado esse direito/dever de decidirmos quem realmente queremos na nossa politca, os nossos verdadeiros representantes. De certa forma todos nos somos 'pequenos' politicos', temos um certo dever para com o nosso pais. Embora, os politicos tenham o dever de estabilizar nao so economicamente, como socialmente e juridicamente o nosso pais, nos tambem o temos, afinal vivemos numa democracia e esse dever integrou-se nas nossas vidas, de forma natural, e por mais que o queiramos ignorar e impossivel!A comunidde nao pode dizer que os politicos nao fazem de forma devida o seu trabalho, se a comunidade no seu geral tambem nao o faz, nao vota quando deve, nao se interessa pela politica do pais e tudo o que ela tras como consequencia para as nossaa vidas, e para a vida das gerações seguintes.Visto que os politicos sao os orientadores da nossa vida em sociedade e a eles que devemos de transmitir o que pretendemos.

Joana Monteiro e Joao Marques
10ºD

Anónimo disse...

Eu discordo com a afirmaçao!
A politica é para todos nós, porque de uma forma ou de outra a politica vai-nos afectar a nossa vida, possitivamente ou negativamente.
Se a politica não fosse para todos nós, os eleitores não elegiam o politico que lhes parece mais competente para a função que se candidatam.

Ana Lopes 10ºD

Anónimo disse...

Eu descordo desta frase.A política a muito importante para a nossa vida.Ela é que nos organiza como pessoas racionais que somos.
Os políticos também são pessoas normais.Todas as pessoas tem os mesmos direitos e deveres.
Na política nós descobrimos como orientar a nossa vida.Eu acho que as pessoas que não querem saber a política não são normais,porque é sobre a vida delas que a política reflecte.

Tatiana 10ºD

Anónimo disse...

Nós não concordamos com esta afirmação porque apesar da politica ser para os politicos nós tambem nos devemos preocupar com ela porque,por vezes, não concordamos com a decisão dos politicos e também temos de dispersar a nossa opiniao e nao nos deixarmos levar pelas opinioes dos outros...Temos de lutar pelos nossos direitos...


Andreia d´Avó e Cedric Silva
10ºD

Anónimo disse...

Eu acho que a politica não é só para os politicos, porque somos nós que os escolhemos, se as suas acções forem boas sao beneficas para todos e se forem más sao más para todos. Se forem boas, nós apoiamos e escolhemo-lo para as proximas elições.Se forem más nós reclamamos com eles e protestamos comtra eles, e não o escolhemos nas proximas e leições.

Anónimo disse...

ERRADO!!!
Embora não estejamos na Assembleia da República sempre que é discutido qualquer assunto relacionado com o nosso país, está lá quem nos represente, os deputados dos diversos partidos políticos…Eles sim, estão lá com a função de questionar o que está a ser legislado, é com eles que podemos contar para que a nossa opinião seja ouvida… Nós vivemos em democracia, o que significa que existe liberdade de expressão, se não concordamos com algo, dizê-mo-lo…
É impossível deixarmos entregue a política a cerca de 200 deputados quando Portugal é formado por 11 milhões de cidadãos.
Não são apenas os políticos que determinam o futuro do nosso país, a partir do momento que temos conhecimento de tudo o que se passa dentro da política através dos meios de comunicação, estamos a participar activamente questionando, ou seja, a opinião pública pode sempre mudar a lei.
A política é para todos os cidadãos, temos tudo a ver com isso!!!


Madalena Amaral, 10ºD

Anónimo disse...

Eu acho que a politica é para todos. Se não fosse assim não valia a pena votarmos, ou seja sem existir uma sociedade nao valia a pena haver politicos portanto os politicos so existem para governar/orientar uma sociedade, logo a politica é para todos porque todos nós é que formamos a sociedade e por isso é que a politica é para todos.
Bruno Branco
10ºD

Anónimo disse...

Não! Não estou em acordo com esta afirmação porque o que os políticos dizem ou fazem diz-nos respeito. Nós temos a ver com a política, pois sem nós para que é que servia a política? Sempre que fazemos algo, necessitamos dos outros, assim para se debater sobre a política, os políticos precisam de falar de nós.
Podemos não nos manifestar, mas acabamos por ser abrangidos por esta, pois a política engloba-nos a todos, a uns de uma forma mais directa do que a outros.
Indo em acordo com a frase "eu não tenho nada a ver com isso!", levanta-se a questão, Será? Porque na verdade os políticos decidem as leis e outros assuntos relacionados com esta sem a nossa intervenção, pois quando se fala em política, na televisão, por exemplo, não se vê ninguém a argumentar sobre assuntos políticos, que não seja político.
A política é para todos, e não apenas para alguns! Podendo ser debatida pelos políticos, mas falada pelos "não licenciados em política".

Rute Clemente 10ºD

Anónimo disse...

Eu não concordo com esta afirmação, pois se a polítca apenas fosse para os politicos assim não existiria o voto. Apenas os políticos decidiam e não precisavam da opinião das pessoas, mas não. Nós vivêmos em democracia, logo temos o direito de votar e dar a nossa opinião, temos que intervir e dizer aquilo que concordamos ou não. A política não é só para os políticos, mas sim para toda a gente.
Ana Raquel
10ºD